15 de novembro de 2015

Tibério no Caminho

 
Dr. Tibério  fez  o  Caminho de  Santiago  na última primavera   e  o texto abaixo  é o relato  da  sua trajetória   de  aproximadamente 800 km , no período de  32 dias . Ele  gostou  tanto da  experiência  que  pretende  repeti-la em  breve,  mas  agora de  bike , numa  viagem de  12  dias .
 
 
 
 
" Fiz o Caminho Francês de Santiago de Compostela na última primavera. Foram 32 dias de caminhada, percorrendo os 819 km entre Saint-Jean-Pied-de-Port e Santiago. Fui em companhia de um casal de primos do Ceará, mas cada um no seu ritmo. Saímos dia 22 de maio de Teresina. No mesmo dia, voando TAP, partimos para Madrid, com escala em Lisboa. De Madrid a Pamplona, o percurso é feito de trem. De Pamplona até SJPP fomos de taxi, dividindo-o com um italiano.
 

 
A viagem é de aproximadamente 45/60min, não valendo a pena fazê-la de ônibus, pois é muito demorado, além de ficar preso ao horário de saída do mesmo. Chegamos a SJPP às 19h30min. Na primavera o sol se põe tarde, por volta das 21h. Na chegada, passamos direto para a oficina com o objetivo de pegar o mapa do percurso, a vieira ou concha (símbolo do caminho) e carimbar o nosso passaporte de peregrino. Dormimos cedo e acordamos por volta das 6h, horário local (1h manhã no Brasil). Com mochila de 14kg, um par de botas e bastões, seguimos para Roncesvalles, subindo os Pirineus. Com 1h de percurso, cada um no seu passo, já estava sozinho. Peguei a rota de Napoleão com chuva, muita chuva, imaginando como Bonaparte invadira a Espanha com seu exército naquela época .
 
 O ritmo de caminhada é de aproximadamente 5 km/h, com paradas de 40 a 60min para hidratação, alimentação e descanso. É de 9h, em média, o tempo entre a saída e a chegada aos albergues. Detalhe: os peregrinos começam a sair dos albergues entre 5 e 6h30min. Os albergues ficam fechados das 7/8h às 12h para limpeza e manutenção. Os preços dos albergues variam entre 7 e 15 euros, dependendo se público, religioso ou privado, se há ou não café da manhã incluso. Alguns disponibilizam máquinas de lava-roupas e secadoras ao custo de 3 euros, cada, com capacidade de 15 a 25kg. Devido ao curto espaço de tempo e do número de peregrinos, costuma-se dividir a máquina. Aliás, o primeiro aprendizado do caminho é o verbo compartilhar.
 
 
 
Não há reserva de vagas nos albergues. Há todavia, um serviço de transporte de mochilas entre os povoados. O caminho é duro, bastante difícil. Ao completar os 400 km tive de acionar o seguro-saúde e procurar socorro médico. Meu pé esquerdo ficou em frangalhos. Antes da viagem sugiro um check-up com cardiologista, ortopedista e dentista. Levem poucas roupas. Quanto menos peso, melhor! A viagem é MARAVILHOSA! Experiência única!
 
 
 
O Caminho de Santiago de Compostela serviu para mim como um divisor de águas. Na verdade, as pessoas não mudam da água para o vinho, da noite para o dia, mas confesso a vocês que voltei diferente, sobretudo mais humano, certo de que não precisamos de muita coisa para sermos felizes. "
 
   

 
Autor das  fotos : Tibério Villar
 
 
 
 
 


4 comentários:

  1. Tânia, a ideia inicial era fazer os 1.052km entre SJPP e Finisterra, cruzando a Espanha desde os Pirineus franceses até o litoral. Por conta da minha limitação de tempo, optei por encerrar a viagem em Santiago, retornando a Madri no dia seguinte a minha chegada. Foi uma viagem de autoconhecimento, sem precedentes, inesquecível! Buen Camino para todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Grata pela visita e comentário Tibério. Tb por disponibilizar seu relato e fotos para esta postagem .
    Sim, Buen camino para todos !
    Abç fraterno

    ResponderExcluir
  3. Há poucos dias decidi pesquisar e me informar sobre o caminho francês que conduz a Santiago de Compostela. A cada matéria lida e a cada relato ( como este do Tibério), reafirma em mim a certeza de que quero viver essa experiência transformadora. Parabéns Tânia pelo blog e informações disponibilizadas.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita e comentário, Sara.
    Eu tb fico cada vez mais entusiasmada, na certeza que essa é uma experiência muito especial .
    Fiz o Caminho Inca em setembro deste ano e agora quero experienciar o Caminho de Santiago .
    Abç

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe um comentário que responderei com muito prazer .